quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aspectos psicológicos

E´ muito difícil para o paciente com ELA manter a mente saudável, mas é possível. Abaixo algumas dicas:
  • O paciente de ELA é muito cobrado para que reaja positivamente diante da evolução da doença, acarretando em pressões psicológicas que podem levar ao efeito contrário. Uma das soluções para este problema é iniciar sessões de psicoterapia, onde o paciente possa externar todas as suas angústias, sem medo de julgamento prévio. Os familiares também devem ser avaliados e tratados à parte do paciente de ELA.
  • Ao receber o diagnóstico, procure sempre uma segunda opinião, pois é direito do paciente procurar outras opiniões. Não se desespere! Sempre tenha a esperança de que os grandes avanços da medicina levarão ao controle e à cura da doença.
  • Fuja do pessimismo e da desesperança, pois esses fatores poderão ser decisivos na sobrevida do paciente.
  • Crie formas para manter-se produtivo e comunicativo. Exemplo: conecte-se as redes sociais na internet e interaja com seus amigos.

2 comentários:

  1. Meu pai é portador da doença e sei o quanto ele está angustiado. É dífícil se colocar no lugar dele. Mas hoje, digo para mim mesmo, se um dia descobrir que sou portador de uma doença dessas, não devo entrar em desespero, entrar em depressão. A vida é isso, nascer, crescer e morrer. Enquanto o coração estiver batendo, temos que viver, nos adaptar, improvisar. Morrer todos nós vamos e o portador de ELA está VIVO enquanto o coração estiver batendo, independente de qualquer coisa. Além de tudo, ainda há a possibilidade de a medicina achar uma saída para a cura, nada é impossível. Então, bola para frente, sem desânimo! Abraço a todos!

    ResponderExcluir